Uma conversa sobre marketing e vendas que não pode ser adiada
Publicado em 11 de maio de 2020João
Guilherme BrottoA crise da COVID-19 acelerou um processo que já estava em andamento dentro das estruturas de marketing e vendas das organizações – a compreensão de que transformação digital é mais do que ter um perfil no Instagram ou em qualquer outra rede social do momento.
A jornada de compra do cliente se tornou digital e deixou de ser linear há muito tempo. O mais comum hoje é o prospect chegar ao vendedor já muito municiado de informações a respeito do que planeja comprar e do que os seus concorrentes oferecem. Porém, muitas empresas parecem não se dar conta disso. Vendem como sempre venderam e insistem em modelos fadados à extinção. O tempo do “em que posso ajudar?” e do vendedor tirador de pedidos acabou.
Além disso, enquanto estamos apenas preocupados com o funil de vendas, deixamos de olhar para a história que a empresa está construindo…
“Colocamos todo nosso foco na transação individual e ficamos cegos no que diz respeito ao suporte, à experiência de compra e ao atendimento ao cliente.”
A frase acima foi extraída do livro Unselling. Nele, Scott Stratten e Alison Kramer questionam a lógica do funil de vendas e trazem uma visão mais realista a respeito de como as empresas devem gerenciar seu relacionamento com prospects e clientes.
Na obra, os autores apresentam o conceito da nuvem de vendas pré-funil, que é formada pelas áreas em que seu cliente circula antes de interagir com você. E aí falamos de absolutamente todo ponto de contato que ele possa ter com a sua empresa. Seja por amigos, familiares e parceiros de negócios ou por conta própria, na internet – por meio de vídeos, artigos, reviews, críticas, redes sociais etc.
“É nessa nuvem de vendas pré-funil que a maior parte das decisões de compra é feita. Na verdade, quando alguém já está em seu funil de vendas tradicional (que começa com a captação do lead), sua maior obrigação é não estragar tudo. Afinal, a pessoa já foi impactada por algum item da nuvem”, apontam Scott Stratten e Alison Kramer.
O velho mantra que prega a importância de conhecer o cliente segue mais atual do que nunca, só que de uma forma que exige mais ação e proatividade das empresas.
Como as empresas podem se relacionar melhor com os clientes e prospects na era digital
Se a jornada de compra é cada vez mais complexa, imprevisível e digital, como as marcas podem entender as demandas de seus prospects e clientes e atuar de forma inteligente comercialmente falando?
Entre dúvidas e questionamentos que você provavelmente tem agora, a certeza é que é preciso entender que o contexto de transformação digital que vivemos só vai se intensificar. Portanto, para continuar relevante e, sendo mais alarmista, sobreviver, é preciso contar com o apoio de metodologias e tecnologias capazes de coletar dados de forma ética e transparente, monitorar comportamentos e entregar o que o cliente quer e precisa, no momento certo.
Indo além, é preciso – e possível, até – antecipar necessidades e criar demanda. A imagem abaixo ilustra precisamente a mudança dos tempos.
A relação entre a era do conteúdo e o seu departamento comercial
Os clientes buscam se relacionar com empresas que se importam não apenas em vender, mas também em ajudá-los em suas principais demandas.
Quando falamos nas relações B2B, toda empresa preocupada com o futuro de suas vendas precisa entender isso e ter em mente que ao ser um guia para os seus clientes, se tornará referência e será mais lembrada que o concorrente. Logo, sairá na frente.
Se na teoria isso faz total sentido, sem as ferramentas adequadas, a execução tende a não ser tão simples…
Então, na prática, como fazer isso de forma espontânea, porém estruturada e acompanhada por processos e ações que conectem ações de marketing e vendas?
Antes de mais nada, a boa notícia é que por mais que tudo isso não seja novidade, estatisticamente ainda são poucas as empresas que fazem esse trabalho bem. Logo, se jogar as cartas certas, você terá uma grande oportunidade de estar à frente da concorrência. E nós vamos ajudá-lo a fazer essa jornada.
Leia também
Já falamos inúmeras vezes sobre por que você precisa investir em marketing de conteúdo. Vou deixar alguns artigos como recomendação para você estudar mais a fundo:
– O que é marketing de conteúdo, afinal?
– Como o marketing de conteúdo pode ajudar a aprimorar a experiência do cliente
– Como criar conteúdo de qualidade e inovador de forma consistente
– Por que sua empresa precisa pensar e agir além do funil de vendas
– Como as tendências de consumo se relacionam com o marketing de conteúdo
A ferramenta que leva esse trabalho um passo adiante
Já faz alguns meses que começamos a pensar sobre como poderíamos oferecer aos nossos clientes uma solução que fosse além do modelo de trabalho tradicional de uma agência de marketing digital/conteúdo.
Em paralelo, após passar os últimos anos gerindo projetos de marketing de conteúdo e inbound marketing através de diferentes plataformas e com clientes de segmentos distintos, pudemos entender quais eram as lacunas que acabavam afetando o principal – as vendas. No fim, a grande pergunta é:
Como equipes de vendas podem extrair o máximo resultado das ações de conteúdo, inbound e automação?
Nos últimos anos, o inbound marketing ganhou bastante popularidade e despertou o interesse de muitas empresas que buscam vender mais, usando os canais digitais como seus aliados. Porém, discursos muitas vezes exagerados, que prometem resultados mirabolantes ao transformar empresas em “máquinas de vendas”, acabaram frustrando as expectativas de muitos que acreditaram nesse novo modelo.
Justo. Afinal, na prática, não é bem assim que a roda gira.
O inbound marketing nada mais é do que um conjunto de ações para atrair, qualificar, nutrir leads e impulsionar vendas que tem como base o conteúdo de qualidade, pensado de forma estratégica e executado por profissionais gabaritados, que dominam tanto os aspectos técnicos do marketing digital como – e principalmente – a essência da boa comunicação.
É por acreditar em fórmulas, promessas exageradas e resultados a curto prazo, que muitos projetos fracassam.
Vamos esquecer os termos técnicos e focar no que realmente importa: a revisão, atualização e estruturação de processos comerciais interligados entre marketing e vendas.
Foi pensando nisso que desenvolvemos uma solução que combina recursos muito robustos de automação de marketing e vendas com um CRM pensado para trazer mais agilidade, eficiência e produtividade ao departamento comercial.
Tudo, é claro, amparado por conteúdos assertivos, disponibilizados ao prospect, cliente ativo, inativo ou ex-cliente, no momento certo, pela pessoa certa do seu time. E, o mais importante: com os bastidores da operação centralizados no mesmo ambiente, para que todos estejam em sintonia, o tempo todo.
Problemas de marketing e vendas que vamos resolver
O resultado dos nossos esforços de pensar em uma forma de ajudar as empresas a se relacionarem de forma eficiente com seu público foi traduzido em uma plataforma que chega para solucionar problemas como, por exemplo:
- Falta de processos comerciais bem definidos;
- Muitos clientes na base e poucas vendas;
- Dificuldade em atender toda a base;
- Leads desqualificados;
- Equipes de vendas perdendo tempo com processos e burocracias;
- Índices de conversão baixos;
- Perda de tempo e de oportunidades pela equipe de vendas;
- Empresa não tem relacionamento com cliente além de compra e venda;
- Ausência de um pós-venda estruturado
- Dificuldade em construir a presença digital da empresa;
- Falta de controle e mensuração do resultado de campanhas de ads.
Nosso foco é ajudar empresas a solucionarem problemas de gestão e processos comerciais e contribuir para melhorar a produtividade e a eficiência das equipes de marketing e vendas.
Tudo isso acompanhado por uma estratégia de conteúdo específica, que vamos criar sob medida para a sua empresa atrair clientes que se encaixam no perfil dos seus melhores compradores.
Cada projeto que nasce na Handmade é estruturado a partir da nossa metodologia de conteúdo empregada com sucesso em diversos clientes, de diferentes mercados, que agora é somada à plataforma que vai fazer a operação fluir em harmonia com os seus objetivos e as necessidades de sua força de vendas.
Inteligência comercial + marketing de conteúdo orientado a resolver problemas dos clientes
Nossa solução combina ações estratégicas de conteúdo que atraem, retêm, engajam e inspiram clientes a comprar com o apoio de uma poderosa ferramenta de automação de marketing e vendas que funciona baseada em inteligência artificial, de forma simples e prática de ser operada pelas equipes de marketing e vendas.
Na prática, você terá:
– Audiência crescente e engajada;
– Leads mais qualificados;
– Relacionamento impecável com clientes e prospects;
– Marca cada vez mais forte;
– Um time de marketing focado no que mais importa;
– Uma equipe comercial vendendo mais – e para as pessoas certas.
Benefícios para marketing e vendas
#1 Marketing
Seu time de marketing contará com uma ferramenta robusta para planejar, criar, executar e monitorar campanhas. Será possível criar automações para converter, monitorar campanhas de ads nos mínimos detalhes, gerar relatórios, entender a jornada de compra do cliente, automatizar etapas do relacionamento, e muito mais.
Queremos que você tenha controle total sobre as campanhas e sobre a jornada de compra do cliente. Assim, poderá planejar melhor as ações de marketing e mapear o Retorno Sobre Investimento (ROI) de cada campanha. Absolutamente tudo é rastreado e apresentado em relatórios visuais, fáceis de serem compreendidos e compartilhados.
- Veja toda a jornada do cliente, do início ao fim, desde a primeira interação até a conversão;
- Rastreie leads que vieram através de cada campanha individualmente, canais online e eventos offline;
- Saiba quais são as campanhas mais efetivas e oriente as ações para otimizar o ROI e aumentar o número de leads;
- Crie campanhas de e‐mail marketing automatizadas com base no comportamento dos seus leads;
- Desenvolva fluxos de automação para diferentes etapas da venda e com gatilhos de acionamento pré-configurados para serem ativados no momento perfeito.
#2 Vendas
Seu departamento comercial terá um aliado poderoso para fazer a gestão da carteira de clientes. Ao utilizar o CRM que faz parte de nossa tecnologia, você deixará para trás a era das vendas feitas sem processos estruturados e desalinhados da sua estratégia comercial.
- Identifique os leads que têm mais potencial e interaja com eles utilizando o CRM integrado;
- Priorize os leads através da ferramenta de lead scoring. Leads nutridos com conteúdo relevante estão prontos para comprar;
- Veja o histórico completo de cada lead e modele seu funil de vendas em torno de seus interesses específicos;
- Crie alertas para a equipe de vendas entrar em contato com leads qualificados no momento certo, na hora certa.
Com os nossos serviços e a nossa tecnologia, sua empresa estará alinhada às principais tendências e transformações em marketing e vendas.
Nossa ferramenta e metodologia chegam para resolver problemas de gestão comercial, melhorar a produtividade da equipe de vendas, aumentar a conversão, gerar negócios, otimizar o pós-venda e aprimorar o atendimento e o suporte aos clientes. É uma solução inteligente para marketing e vendas trabalharem de forma integrada e eficiente.
Em resumo, você vai contar com:
- Marketing de conteúdo para fortalecer sua marca, atrair, reter e fidelizar clientes;
- Plataforma de automação de marketing para engajar clientes, prospects, inativos e ex-clientes;
- CRM focado em facilitar o trabalho dos vendedores e aumentar a produtividade e a eficiência da equipe;
- Tudo amparado por uma metodologia criada com exclusividade para empresas preocupadas com o presente e o futuro das suas vendas.
Chega de perder tempo com prospects desqualificados!
Está convencido de que agora é a hora de conduzir seu marketing e vendas a um futuro que já chegou? Preencha o formulário abaixo e vamos conversar!