Handmade Content

Como as tendências de consumo se relacionam com o marketing de conteúdo

Publicado em 30 de julho de 2018
Por:

Francine

Pereira

Parte do nosso trabalho de bastidores do marketing de conteúdo envolve a pesquisa e o estudo constante das principais tendências de consumo.

Criamos conteúdo para ajudar as empresas a se atualizarem em relação aos principais movimentos de seus segmentos e a acompanharem as transformações dos seus públicos – para que, assim, possam oferecer serviços, produtos e informações alinhados às demandas atuais (e futuras).

No entanto, engana-se quem pensa que acompanhar as tendências é importante somente para entender como e o que vender. Conhecer as mudanças que estão moldando o comportamento dos consumidores é fundamental também para desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz.

Neste artigo, revelaremos como as tendências de consumo afetam o relacionamento entre as marcas e seus públicos e de que maneira o seu negócio pode atender às demandas dos consumidores atuais por meio do marketing de conteúdo. Acompanhe!

Para começar: O que são tendências de consumo?

Tendências são ações e acontecimentos que ocorrem paralelamente e indicam uma mudança importante ou um comportamento/preferência em destaque. São movimentos que se desenrolam simultaneamente e crescente no mesmo “zeitgeist“.

O zeitgeist simboliza as características gerais de um período de tempo. É no zeitgeist que surgem as tendências. Tendências aqui entendidas não como cores ou formas, mas como elementos socioculturais em evolução.

Fah Maioli, analista de tendências brasileira radicada em Milão, em entrevista para o Sebrae Trends.

Tendências de consumo, então, são padrões no comportamento do consumidor que indicam as principais necessidades, ações e demandas das pessoas na hora de comprar.

As tendências de consumo e o marketing de conteúdo - moleskine

A Moleskine criou o Smart Writing Set, um produto que permite que textos e imagens criados à mão sejam automaticamente exportados para um dispositivo digital. A empresa é uma referência em compreender o zeitgeist em torno do público criativo

Tendências de consumo atuais

Recentemente, a Euromonitor, empresa global de pesquisas de mercado, divulgou um relatório que desvenda as tendências que estão moldando o comportamento do consumidor. Segundo as informações do Global Consumer Trends for 2018, este é o novo cenário que está se moldando no mercado…

  • Os consumidores estão mais conscientes e cautelosos em suas decisões de compra.
  • Os valores que eles defendem contam muito na hora de escolher uma empresa/marca.
  • A realidade virtual ajuda os clientes a experimentarem antes de comprar.
  • Os consumidores são verdadeiros detetives quando se trata de decidir o que e de quem comprar.
  • Eles também querem ter a possibilidade de dar um toque pessoal no desenvolvimento dos produtos, comprando itens que reforcem suas identidades.
  • Os novos consumidores preferem emprestar ao invés de comprar.
  • Muitos consumidores estão adotando um estilo de vida compartilhado, dividindo até moradia com outras pessoas.

Aprenda mais! Tendências que estão moldando o comportamento do consumidor

Por que as empresas precisam acompanhar as tendências de consumo

As tendências de consumo indicam comportamentos e demandas dos consumidores. Portanto, podem inspirar melhorias, novas ideias de produtos e serviços e até gerar novos modelos de negócios.

Por exemplo!
Percebendo o crescimento no uso de aplicativos móveis e a tendência de as pessoas buscarem cada vez mais ferramentas que as ajudem a cumprir tarefas do dia a dia, a Uber gerou um formato totalmente novo de negócio.

No entanto, mesmo que a sua empresa não esteja interessada em criar algo novo, entender as tendências de consumo é importante. Afinal, só assim será possível acompanhar as demandas dos consumidores e as transformações do mercado. E se preparar para adequar-se a elas, é claro. E é nesse sentido que as tendências de consumo também impactam a comunicação com os clientes.

O que isso tem a ver com o marketing de conteúdo?

Bem… Tudo!

As tendências de consumo e o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação baseada na criação e na distribuição de conteúdo relevante, de forma consistente, com o objetivo de atrair, reter e entreter uma audiência relacionada aos interesses de uma marca.

Aprenda mais! O que é marketing de conteúdo, afinal?

O conteúdo gerado por uma empresa fortalece seu posicionamento, seus valores e eleva o relacionamento com clientes/prospects/parceiros/fornecedores. E é por isso que as tendências de consumo estão diretamente relacionadas ao sucesso do marketing de conteúdo.

Entendendo o comportamento, as preferências e as necessidades dos parceiros de negócio, a empresa pode direcionar o conteúdo de maneira estratégica, oferecendo informações que atendam às suas demandas.

As tendências de consumo e o marketing de conteúdo

Feira de antiguidades e produtos usados em Hamburgo, Alemanha. Consumidores mais conscientes e preocupados com a origem do que compram é uma tendência já observada em muitos mercados

Peguemos como exemplo a tendência de “consumidores investigadores”

relatório 2018 Edelman Trust Barometer mostra que o mundo vive uma crise de confiança nas instituições. As pessoas confiam cada vez menos nas empresas, no governo e na mídia. Neste cenário, muitos consumidores assumem o papel de verdadeiros detetives no processo de compra.

Esse perfil de cliente exige total transparência das organizações em relação aos seus processos de produção e de trabalho. Para esses consumidores, cada compra é uma declaração sobre suas próprias identidades. Por isso, eles tomam muito cuidado na hora de decidir o que e de quem comprar.

Aprenda mais! #MeToo – O que as empresas podem aprender com o caso “Harvey Weinstein”

Para conquistar a confiança de consumidores com esse perfil, as empresas precisam ser totalmente transparentes.

O marketing de conteúdo pode ajudar a marca a oferecer informações sobre seu posicionamento e seus valores. Contribuindo, dessa forma, para fortalecer o relacionamento com o seu cliente, facilitando a busca dele por informações relacionadas aos seus processos.

Digamos, por exemplo, que você tenha uma pequena loja de móveis de madeira. Entendendo essa tendência de consumo e buscando destacar sua marca por meio de conteúdo qualificado você pode:

  • Oferecer informações sobre seus fornecedores, esclarecendo de onde vem a madeira utilizada em seus móveis e explicando o que é feito para diminuir o impacto ambiental.
    Esse tipo de conteúdo vai atrair consumidores que defendem causas sustentáveis e estão buscando empresas alinhadas com isso.
  • Explicar como os móveis são fabricados. Para isso, você pode, por exemplo, mostrar os profissionais e os processos envolvidos na produção.
    Esse tipo de conteúdo, além de gerar mais valor para o seu produto, mostra aos consumidores que sua empresa preza pela qualidade e excelência dos itens que oferece.

Simples e, acredite, muito eficiente!

Quer aprender mais sobre como acompanhar as tendências do seu mercado?

Em parceria com o Sebrae-PR, a Handmade Content é responsável pelo projeto Sebrae Trends. 

Por meio dele, contamos histórias inspiradoras e cheias de boas lições sobre inovação que coletamos em nossas viagens pelo mundo.

Em um ano de projeto, já produzimos conteúdo do Brasil, da Alemanha, da Itália, do Japão e da Holanda. Além disso, desenvolvemos um guia prático – e gratuito – sobre como as empresas podem ler e identificar tendências e inovar a partir disso. É o Manual de Coolhunting para empreendedores. Baixe e confira!

As tendências de consumo e o marketing de conteúdo

Para pensar

A verdade é que compreender as tendências de consumo e as grandes transformações que estão ocorrendo na sociedade e nos negócios é fundamental para sua empresa continuar relevante no mercado.

Ao mesmo tempo, é importante ter em mente que nem sempre as tendências irão se traduzir em inovações. Porém, entender esses movimentos é fundamental para ajustar a forma de se comunicar com o seu cliente.

Ficou interessado em saber mais sobre análise de tendências e sua relação com o marketing de conteúdo? 

Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a estudar/entender/analisar tendências e criar soluções a partir disso.

crie conteúdos únicos e marcantes para seus clientes.

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  • Amsterdam - Holanda Imersão em uma cidade que respira inovação
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