Quem Somos
Publicado em 24 de março de 2018Em 2010, recém formados em Jornalismo, João Guilherme Brotto e Natasha Schiebel, fundadores da Handmade Content, foram para Londres estudar inglês. “Nas malas” levaram dois clientes. Atuavam como redatores e assessores de imprensa freelancers para empresas ligadas ao mercado financeiro.
Foi a primeira experiência empreendedora dos jovens jornalistas.
Seis meses depois da temporada na Inglaterra, retornaram ao Brasil e fundaram a Handmade Content, então sob o nome de LondonPress – uma justa homenagem à cidade que abriu as portas para o empreendedorismo.
“No início, em 2011, a empresa tinha um foco maior na área de assessoria de imprensa. Porém, aos poucos fomos migrando para o marketing de conteúdo. Fizemos isso porque adoramos conhecer e contar boas histórias e porque as tendências apontavam para um futuro em que as marcas precisariam se comunicar com o mercado de forma mais orientada a gerar valor e menos à propaganda”, conta João.
Esse cenário que começava a se desenhar no mercado de Comunicação, abria novas possibilidades para empreender a partir do Jornalismo. Especialistas em desenvolver estratégias de conteúdo se tornariam cada vez mais demandados pelas organizações.
Uma nova era para a comunicação empresarial
Naquela época, as redes sociais ganhavam força e o número de internautas batia recordes no Brasil.
Tal cenário, combinado com as inovações tecnológicas e a democratização dos smartphones, exigiu que as marcas se tornassem mais ativas e humanas na internet.
“Acabaram-se as barreiras no diálogo entre empresas e clientes. Porém, poucas organizações sabiam lidar com essa nova era. Se hoje isso ainda é um desafio, imagine há alguns anos”, lembra Natasha.
Foi nesse contexto que a Handmade Content se firmou como uma agência especializada em marketing de conteúdo. Ainda que esse termo fosse pouco conhecido em 2011, os blogs corporativos começavam a se tornar realidade entre empresas preocupadas em desenvolver sua presença digital.
Cada vez mais as organizações foram entendendo que é preciso criar formas mais espontâneas de conversar com clientes e parceiros. Afinal, a dinâmica do relacionamento empresa/mercado mudou muito.
Hoje, oito anos depois dos primeiros passos da Handmade, o Marketing de Conteúdo é uma realidade consolidada e em franco crescimento dentro da estratégia de comunicação das empresas .
De lá pra cá, nos especializamos em desenvolver estratégias e conteúdos multimídia de alto valor agregado.
A grandeza é uma escolha
“Sempre tivemos em mente a ideia de não querer que a empresa crescesse, ao menos em estrutura física. Nunca passou pela nossa cabeça ter um escritório grande, com várias pessoas. Nosso objetivo sempre foi manter um time enxuto, remoto e de alta performance, especializado em áreas complementares que vão do Jornalismo ao desenvolvimento web, passando por todas as áreas da Comunicação”, explica João.
“Escolhemos nos manter pequenos em estrutura porque sabemos que a verdadeira grandeza não tem a ver com um escritório caro com uma bela vista. Criar raízes sempre nos pareceu um fator limitador para o nosso negócio. Buscamos o extraordinário criando projetos inovadores que geram valor, ensinam, inspiram, conectam. E pela forma que levamos nossa vida, viajando, temos inúmeras oportunidades de compartilhar boas histórias com o que aprendemos pelo mundo”, compartilha Natasha.
Inspirar pessoas é um dos nossos principais objetivos
Tudo o que criamos é feito à mão, com exclusividade para os clientes, com sentimento e sempre acompanhado por uma estratégia criteriosamente pensada. Não vendemos nada sem antes investigar o cliente e descobrir o que, de fato, irá contribuir para que alcance seus objetivos.
Sabemos que nosso trabalho é diferenciado. Creditamos muito disso à pegada artesanal e altamente especializada que nosso time possui.
Não acreditamos em escalar a produção de conteúdo porque sabemos que o bom conteúdo precisa de gente que sabe o que está falando, gente que estuda, gente que se dedica profundamente, gente que é bem remunerada. Gente que faz à mão.
Seja bem-vindo à Handmade Content.