Handmade Content

O que é marketing de conteúdo, afinal?

Publicado em 31 de maio de 2018
Por:

Francine

Pereira

Para explicar o que é marketing de conteúdo, vou contar a história da Joana.

Joana precisa comprar um novo computador e ela já sabe exatamente quais as configurações que ele precisa ter para que possa usar seu software de edição de imagem com eficiência e rapidez. Não, ela não é nenhuma especialista em computadores.

Como ela conseguiu saber qual o melhor computador então? Simples: ela digitou no Google “qual o melhor computador para editar imagem” e recebeu mais de dez páginas de resposta. Entre resenhas em blogs, FAQs, vídeos com indicações de usuários e tutoriais de empresas no YouTube, ela encontrou a resposta para o que precisava.

Você já se viu em uma situação como a da Joana? Então, talvez nem tenha se dado conta, mas você já sabe o que é marketing de conteúdo – ou pelo menos já fez uso dele.

O que é marketing de conteúdo?

Veja a definição dada por Joe Pulizzi, criador do Content Marketing Institute:

“Marketing de conteúdo refere-se à criação de conteúdo relevante e atraente de uma forma consistente para um público-alvo, com foco em todas as fases do processo de compra – desde o momento em que o cliente conhece a empresa até tornar-se um evangelizador da marca”.

Veja que destacamos algumas partes do conceito de Joe. Entenda por que:

Conteúdo relevante e atraente para um público específico

Isso quer dizer que o conteúdo é desenvolvido de acordo com as necessidades dos seus diferentes públicos. Por isso ele é “relevante e atraente”, já que está focado em ajudar aquele determinado tipo de consumidor.

Vamos pensar no caso da Joana. A marca que ela acabou escolhendo foi a X computadores. Por quê? Bom, ao pesquisar, ela encontrou um blog da empresa em que não só tinham informações sobre o melhor tipo de configuração para o software que ela precisava, como também dicas de edição de imagens.

Além disso, eles desenvolveram um vídeo explicando passo-a-passo a melhor maneira de instalar o programa e ainda forneceram um e-book chamado “Como tornar-se um expert em edição de imagens”.

Essa é a principal diferença entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional: o consumidor é que vai ao encontro da marca, e não a marca “invade” o espaço do consumidor.

Agora pense: se seu público buscar por serviços ou produtos que você oferece, ele vai encontrar sua empresa? Ou ainda, se ele procurar por sua marca, o que ele vai encontrar? O seu conteúdo vai ajudá-lo de alguma forma, assim como a X Computadores ajudou e cativou a Joana?

Repare que a X Computadores poderia apenas ter dado informações técnicas sobre o seu produto. Mas, além disso, ela pensou: de que forma meu computador pode ajudar meus clientes? A partir daí, desenvolveu conteúdo para levar informações “relevantes e atraentes” para os seus públicos – entre eles, os editores de imagem, a nossa amiga Joana.

o que é marketing de conteúdo

Natasha Schiebel, Diretora de Conteúdo da Handmade, durante gravação para um cliente em Budapeste

Estar presente em todas as fases do processo

O objetivo principal do marketing de conteúdo não é a venda do produto ou serviço em si, mas sim o relacionamento. A partir de um relacionamento sólido e consistente podemos fazer com que o cliente não só compre uma vez, como volte a comprar e ainda recomende para a sua rede de relacionamento. 

É preciso fidelizar o seu público por meio de conteúdos que ainda sejam “relevantes e atraentes” mesmo para quem já conhece sua marca e é seu consumidor.

Mas qual a importância disso?

Pense bem: você já teve que perguntar ou mesmo foi consultado por alguém para saber se valeria a pena ou não adquirir determinado produto ou serviço? Você não é o único! Em uma pesquisa da Nielsen, 92% dos entrevistados apontaram o boca a boca e as recomendações pessoais como a principal influência no comportamento de compra.

E é por isso que vale a pena investir na construção de um relacionamento baseado em conteúdos qualificados que ajudem o dia-a-dia do seu público. Lembra da Joana? Depois de comprar da X Computadores, ela começou a acompanhar o blog e as redes sociais da empresa.

O marketing de conteúdo consistente cria conexões

Se alguém vier perguntar para ela sobre dicas da área ou mesmo qual a marca de computador que recomenda, adivinha qual empresa ela vai indicar?

Aquela que, além de ajudá-la a escolher a melhor opção de computador, ainda contribuiu para o seu desenvolvimento profissional com dicas de como utilizá-lo.

Nós, da Handmade, acreditamos no poder do marketing de conteúdo e buscamos trabalhar a essência dele em cada trabalho que desenvolvemos: produzindo e distribuindo conteúdo relevante para atrair públicos qualificados, de acordo com as necessidades específicas de nossos clientes.

E para você, o que é marketing de conteúdo?

Dar conhecimento é dar poder. Com o marketing de conteúdo, tenha clientes poderosos e satisfeitos, e seja referência em seu mercado.

crie conteúdos únicos e marcantes para seus clientes.

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