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A relação entre estratégia de marketing de conteúdo e transformação digital

Publicado em 16 de junho de 2020
Por:

Francine

Pereira

A estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa pode ajudar a aprimorar a experiência do cliente e guiar ações e processos de transformação digital. Entenda por quê.

Em meio a uma pandemia global, muitas empresas tiveram que rapidamente migrar suas operações para o ambiente digital. Nesse processo, algumas saíram na frente e conseguiram se adaptar às novas demandas da crise rapidamente.

Em uma primeira análise, parece que esses negócios saíram na frente porque já utilizavam ferramentas digitais, o que facilitou a transição.

Mas será que é só isso? Utilizar canais e plataformas digitais basta para se preparar para o mercado digital?

Um olhar mais atento mostra que não.

O que se vê é que as organizações que estão passando ou já passaram por uma transformação digital entendem que devem ser ágeis para responder às mudanças de mercado e, além disso, precisam estar preparadas para aproveitar rapidamente oportunidades de expandir, se destacar e inovar – até mesmo em meio a crises. Ou seja, a implementação da tecnologia em si é consequência dessa mentalidade.

Portanto, o grande diferencial de uma empresa preparada para o mercado digital não o número de plataformas e softwares que ela utiliza, mas sua capacidade de se adaptar às demandas dos clientes e aproveitar oportunidades do seu setor.

Ou seja, há uma cultura digital que possibilita que a organização mude, inove e transforme processos e até modelos de negócio para acompanhar os movimentos do mercado.

Ok, mas, tratando agora da pergunta do título…

  • O que a estratégia de marketing de conteúdo tem a ver com tudo isso?
  • Como o conteúdo desenvolvido pela empresa pode impactar no seu processo de transformação digital?

A verdade é que essas duas áreas estão mais interligadas do que você imagina. O eixo que une esses dois conceitos? O foco nos consumidores.

Porém, antes de falar sobre isso, precisamos esclarecer alguns conceitos

O que é estratégia de conteúdo?

A estratégia de conteúdo é construída com base em uma série de regras, metodologias, governanças e workflows que determinam como o conteúdo será planejado, desenvolvido, distribuído, gerenciado e mensurado. Ou seja, diz respeito às diretrizes internas relacionadas à área de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo está relacionado à execução das estratégias de conteúdo – portanto, envolve a parte tática. Ou seja, trata-se do desenvolvimento, da curadoria, da distribuição e da gestão de conteúdo.

Nas palavras de Joe Pulizzi, criador do Content Marketing Institute:

“Marketing de conteúdo refere-se à criação de conteúdo relevante e atraente de uma forma consistente, para um público-alvo, com foco em todas as fases do processo de compra – desde o momento em que o cliente conhece a empresa até tornar-se um evangelizador da marca.”

O que é estratégia de marketing de conteúdo?

A estratégia de marketing de conteúdo leva em conta os parâmetros estabelecidos pela estratégia de conteúdo para desenvolver o planejamento de conteúdos específicos voltados a atingir objetivos de marketing e também objetivos gerais da organização. 

estratégia de marketing de conteúdo

Imagem: Moz

Estratégia de marketing de conteúdo, transformação digital e experiência do cliente

marketing de conteúdo

Se, por um lado, ter uma cultura digital capacita a empresa a responder rapidamente às movimentações do mercado, por outro, processos eficientes de relacionamento com o público ajudam a organização a entender e, em muitos casos, antecipar demandas, preferências e expectativas dos consumidores.

Ou seja, a experiência do cliente está no centro do desenvolvimento de uma cultura digital nas organizações. E, no centro da experiência do cliente, está o marketing de conteúdo!

Leia também! Como o marketing de conteúdo pode ajudar a aprimorar a experiência do cliente

→ Inclusive, promover uma experiência melhor aos clientes é a motivação de praticamente metade  (40%) das empresas que embarcam na jornada de transformação digital.

Em entrevista à revista VendaMais, Jair Romano Junior, especialista em Transformação Digital, Metodologias e Cultura Organizacional, resume bem o papel da experiência do consumidor na construção de uma cultura digital.

“Transformação digital significa que a empresa terá que desenvolver a capacidade de se organizar, se adaptar, mudar rapidamente e ter sucesso em um ambiente mutável, incerto e turbulento – como em uma pandemia inesperada, por exemplo. Implica, primeiramente, entender que seu verdadeiro chefe é o cliente, e que toda a jornada de transformação digital deve tê-lo como protagonista.”

Ok, agora, vamos analisar alguns pontos?

1) Conteúdo e experiência do cliente

Sabemos que o marketing de conteúdo impacta na experiência do cliente. Afinal, todo conteúdo que seu público consome conta como um ponto de contato com sua marca. Por sua vez, cada ponto de contato ajuda a formar a experiência dos consumidores e a imagem que eles têm de sua organização.

2) Conteúdo na jornada de compra

O conteúdo está presente em todas as etapas de relacionamento de uma empresa com seu público – quando o cliente tem um problema ou necessidade e está buscando soluções, na hora em que ele decide efetivamente comprar, até na fase de pós-venda e fidelização.

As informações oferecidas em cada um desses estágios guiarão e impactarão diretamente a decisão de consumo das pessoas e também influenciarão a lealdade delas em relação à sua marca.

Leia também! O conteúdo concierge e um novo olhar sobre a jornada do consumidor

3) Conteúdo e mídias e plataformas digitais

Em um mundo digital, os clientes consomem, compartilham e se apropriam do seu conteúdo em plataformas digitais. Mas, para ter sucesso em tais plataformas, apenas utilizá-las na distribuição de conteúdo não é suficiente.

É necessário ter uma cultura digital para entender como aproveitar ao máximo o potencial de contato com os consumidores nessas plataformas, falando e entendendo a linguagem dos clientes nesses canais.

E é por conta dessas questões que a estratégia de marketing de conteúdo, a experiência do cliente e a transformação digital estão tão interligadas.

Como a estratégia de marketing conteúdo pode ser útil nos processos de transformação digital

marketing de conteúdo

Lembra que no início deste artigo esclarecemos as definições de estratégias de marketing de conteúdo e marketing de conteúdo em si?

Pode parecer um detalhe não muito importante, mas ter uma noção clara do papel da estratégia de marketing de conteúdo fará toda a diferença para que a empresa consiga aproveitar ao máximo o potencial do marketing de conteúdo – e, também, para que saiba como utilizar essa estratégia durante o processo de transformação digital.

Afinal, muitos profissionais ainda enxergam o conteúdo como uma área ou atividade isolada, que diz respeito apenas ao setor de Comunicação ou Marketing, ou, pior, que se trata somente do que a marca publica nas redes sociais ou no blog.

Contudo, como explicamos, a estratégia de marketing de conteúdo está diretamente ligada aos objetivos gerais da organização.

Ela vai determinar como o conteúdo poderá ser utilizado não somente para aumentar as vendas, mas especialmente para contribuir para que a empresa cumpra sua missão, esteja alinhada ao seu propósito e atinja suas metas em diferentes áreas.

Em um cenário de transformação digital, a estratégia de marketing de conteúdo precisa ter capacidade de adaptação. Mais do que isso, as interações e feedbacks gerados por meio das ações de marketing de conteúdo devem ajudar a direcionar as mudanças e movimentações dentro da empresa.

estratégia de marketing de conteúdo

A seguir, entenda algumas maneiras pelas quais a estratégia de marketing de conteúdo está diretamente relacionada à transformação digital.

1) As ações de marketing de conteúdo podem indicar novos modelos de negócios

transformação digital

Empresas que possuem uma cultura digital respondem rapidamente às mudanças de mercado e de demandas dos consumidores. Essa resposta muitas vezes pode vir na forma de um novo modelo de negócio, um novo produto ou serviço e/ou novas formas de vender e se relacionar com os clientes.

A estratégia de marketing de conteúdo é relevante nesse sentido porque possibilita que se conheça muito bem um público. Para isso, é possível, por exemplo:

  • Analisar comentários e interações dos clientes nas plataformas de conteúdo;
  • Criar questionários ou pesquisas diretas;
  • Analisar comportamento das pessoas ao consumirem conteúdo da organização.

Na prática!

▸ O interesse dos clientes por conteúdos que tratam de determinado tema relacionado ao seu setor pode indicar uma tendência de mercado e apontar para uma oportunidade de a empresa inovar ou para a necessidade de adaptar suas operações.

Sendo assim, as informações e dados gerados pelas estratégias de conteúdo ajudarão a identificar tendências e movimentações que revelam necessidades de mudança e também oportunidades de inovação.

2) A união de estratégias digitais e de marketing de conteúdo ajuda a empresa a se adaptar às demandas do consumidor

estratégia de marketing de conteúdo

O mundo digital moldou as expectativas das pessoas em relação à maneira como elas se comunicam e se relacionam. E isso, claro, tem impactado também na comunicação entre marcas e seus públicos.

Agilidade, conveniência e resposta em tempo real já não são exigências de um grupo exclusivo de consumidores. A maioria das pessoas está acostumada com essas questões e, consequentemente, espera que as marcas ofereçam comunicação e serviços ágeis, convenientes e conectados 24 horas.

A questão é: como se alinhar a essas expectativas?

É verdade que diversas ferramentas e softwares possibilitam que as empresas ofereçam aos clientes respostas em tempo real e conectividade constante. Contudo, a tecnologia, por si só, não é suficiente. Ter uma estratégia de marketing de conteúdo alinhada às estratégias digitais pode fazer toda a diferença.

Afinal, unir marketing de conteúdo às ferramentas digitais adequadas permite que sua empresa entregue o conteúdo certo, na hora certa, para o cliente certo, na plataforma certa, no formato certo – oferecendo, portanto, a agilidade e a conveniência que os consumidores demandam.

3) Estratégias de marketing de conteúdo ajudam a conduzir mudanças e fortalecer relacionamentos

transformação digital

Transformação digital não se trata apenas de tecnologia, mas, principalmente, de pessoas. Esse é um consenso entre os especialistas na área.

Ou seja, a maneira como as pessoas utilizam as tecnologias e ferramentas é o que faz diferença para tornar uma empresa mais preparada para o mercado digital.

Nessa esfera, uma estratégia de marketing de conteúdo qualificada também ajuda a colocar a organização no caminho certo para a construção de uma cultura digital. Especialmente porque, por meio dela, é possível desenvolver ações de conteúdo para amparar os colaboradores e os clientes ao longo desse processo.

Por exemplo:

Uma empresa alinhada ao mercado digital está preparada para implementar mudanças em seus processos de forma ágil, certo?

Nesse cenário de transformação constante, é importante contar com uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente para comunicar não somente eventuais mudanças e atualizações, mas também a lógica por trás delas.

Inclusive, em alguns casos, a inovação implementada pela marca vai gerar a necessidade de educar o público – e o marketing de conteúdo é fundamental nessa tarefa!

Além disso, é possível desenvolver uma estratégia de marketing conteúdo voltada a capacitar e educar o público interno (colaboradores, líderes, investidores) em temas e tecnologias relevantes para que a empresa possa evoluir em sua transformação digital.

Viu como uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente pode fazer toda a diferença no posicionamento de uma empresa no mercado?

É claro que a transformação digital envolve outros setores nas organizações, mas a área de conteúdo pode ser uma aliada crucial nessa jornada!

Afinal, não só a estratégia de marketing de conteúdo é diretamente afetada pela transformação digital nas empresas, como também pode direcionar as mudanças e inovações necessárias para que a organização esteja mais alinhada às demandas dos consumidores e tendências de mercado.

Agora, gostaríamos de saber:

  • Você conhece algum case de empresa que se adaptou ao mercado digital com a ajuda do marketing de conteúdo?
  • Tem alguma dúvida sobre esse assunto?
  • Quer compartilhar sua visão e opinião sobre esse tema?
  • Tem interesse em utilizar estratégias de marketing de conteúdo para colocar sua empresa no caminho da transformação digital?

Envie um e-mail pra gente!

Além de esclarecer suas dúvidas, podemos conversar sobr como posicionar sua empresa de maneira relevante e alinhada às demandas do mercado digital por meio de uma estratégia de marketing de conteúdo qualificada e relevante.


Imagens: Javier Allegue Barros; John Schnobrich; Octavian Rosca; Rodion Kutsaev; Andy Kelly via Unsplash 

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