Marketing de conteúdo para empresas atacadistas
Publicado em 6 de dezembro de 2019Francine
PereiraEntenda por que empresas atacadistas deveriam investir
em estratégias de marketing de conteúdo para se destacar
no mercado e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Quando um consumidor quer saber mais sobre uma empresa ou produto, o que ele faz? Busca informações na internet!
Porém, engana-se quem pensa que isso está restrito apenas ao mercado B2C. Na hora de contratar fornecedores, as empresas também seguem o mesmo caminho.
Então, assim como uma loja de eletrônicos, por exemplo, precisa gerar conteúdo online sobre seus produtos para ser encontrada por seus consumidores, empresas de atacado e distribuidoras também devem investir em marketing de conteúdo para alcançar novos potenciais clientes e fortalecer o relacionamento com seus públicos.
O que significa que, se você atua em uma empresa atacadista, precisa entender que os decisores e influenciadores nos seus potenciais clientes esperam que os fornecedores ofereçam informações relevantes que os ajudem no seu processo de decisão e que facilitem seu trabalho.
➜ Em uma pesquisa feita pelo CMO Council (rede global de profissionais sênior de marketing), 87% dos compradores B2B afirmaram que conteúdo online impacta diretamente suas escolhas de compra.
Além de ajudar a atrair e conquistar mais potenciais clientes, o marketing de conteúdo no mercado B2B pode ser uma estratégia de diferenciação e fidelização muito eficaz. Afinal, quando você ajuda seus clientes por meio de informações relevantes, aumenta as chances de eles terem sucesso e, com isso, garante que eles continuem comprando de sua empresa no longo prazo.
Esses são os temas que iremos abordar na nossa série especial sobre Marketing de conteúdo para empresas atacadistas. Vamos mostrar como o desenvolvimento e a distribuição de conteúdo podem ajudar empresas desse setor a fidelizar seus clientes, fortalecer a credibilidade da marca e a melhorar seus resultados de vendas.
Neste artigo, trataremos da importância de se adotar essa estratégia de comunicação para se conectar aos clientes e garantir um bom posicionamento diante da concorrência.
Acompanhe!
Mudanças de mercado e o posicionamento
de empresas atacadistas
Alguns anos atrás, empresas atacadistas e distribuidoras dependiam exclusivamente de uma rede de representantes muito bem posicionada para expandir sua atuação e alcançar novos mercados.
Em muitos casos, para conquistar uma nova região, era preciso garantir presença física naquela localidade. Além disso, também era desenvolver a credibilidade e a presença da marca por meio de uma série de visitas locais. Ou seja, o processo poderia durar até vários meses!
Esse cenário mudou drasticamente nos últimos anos.
A era digital revolucionou a forma como as empresas se relacionam não só com os consumidores finais, mas também com fornecedores e parceiros. O que antes dependia de muitas viagens e reuniões presenciais, hoje pode ser resolvido com alguns cliques, de forma muito mais prática e rápida.
É claro que os contatos pessoais ainda são importantes para alguns mercados e empresas. Mas, como lembra uma análise da consultoria McKinsey, a era digital transformou a jornada de compra B2B, fazendo com que os processos de pesquisa, aquisição e relacionamento com fornecedores nas empresas hoje envolvam uma mistura de pontos de contatos offline e online.
Na prática, é possível perceber que a expansão e o fortalecimento de canais digitais – como a internet e o mobile – possibilitaram que atacadistas alcançassem novos mercados e se relacionassem com clientes em diferentes localidades sem precisar investir pesado em uma presença física constante.
Essas mudanças oferecem muitas novas oportunidades para empresas atacadistas. Mas, por outro lado, também geram grandes desafios…
Pare para pensar:
– Agora, por meio de uma rápida pesquisa na web, seu potencial cliente pode encontrar facilmente sua empresa. Porém, ele também poderá encontrar uma série de outros fornecedores.
– Além disso, aquele cliente que compra com você há anos porque você está próximo dele, pode fazer uma busca online e encontrar uma lista de outros atacadistas que estão mais longe, mas que podem atender as necessidades dele por um preço menor, por exemplo.
O marketing de conteúdo vai ajudá-lo a superar esses obstáculos!
Benefícios do marketing de conteúdo para empresas atacadistas
Seja para se destacar na web e atrair novos clientes ou para fortalecer o relacionamento com seus atuais clientes, o marketing de conteúdo pode ser a solução para ajudar as empresas de Atacado a se posicionarem de maneira inteligente no mercado.
O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação
baseada na criação e na distribuição de conteúdo relevante,
de forma consistente, com o objetivo de atrair, reter e entreter
uma audiência relacionada aos interesses de uma marca.
➜ Aprenda mais: O que é marketing de conteúdo, afinal?
Entenda a seguir como essa estratégia pode ser benéfica para empresas de Atacado:
1) Aumento da credibilidade no seu mercado de atuação
O marketing de conteúdo ajuda a posicionar o atacadista como um especialista em sua área de atuação.
Ao desenvolver e divulgar informações úteis e relevantes sobre seus produtos, serviços e mercados, a empresa de atacado será reconhecida como uma fonte importante para clientes que estão querendo aprender mais sobre esses temas.
Por exemplo:
Atacadistas do setor de alimentos, por exemplo, podem produzir conteúdos sobre temas como gestão de estoque, merchandising, gestão comercial, precificação, marketing etc. Assim, se posicionarão como um parceiro fiel que está ali para ser muito mais do que um fornecedor para o varejista, ajudando-o diretamente no sucesso dele.
2) Expansão do alcance da sua marca
Quando uma empresa atacadista desenvolve uma estratégia de marketing de conteúdo qualificada, ela fortalece sua presença digital. Assim, quando um potencial cliente realizar buscas online para escolher um possível fornecedor, sua marca aparecerá em destaque, podendo alcançar clientes além das barreiras geográficas.
Por exemplo:
No passado, para que um potencial cliente da região Nordeste conhecesse um fornecedor da região Sul, era preciso que o atacadista tivesse representantes nessa área, e que conhecesse pessoas estratégicas dentro da organização. Hoje, o comprador pode realizar buscas na web para encontrar diferentes fornecedores de várias localidades.
Nesse caso, o marketing de conteúdo vai aumentar as chances de compradores de diferentes mercados não só encontrarem sua empresa, como também vai garantir que eles a vejam como um potencial parceira. Afinal, mesmo que o comprador nunca tenha ouvido falar da sua marca e não conheça ninguém na sua organização, a credibilidade passada pela forte presença digital vai posicionar sua empresa à frente de concorrentes que não investem em marketing de conteúdo.
3) Fortalecimento do relacionamento com os clientes
Para evitar que os clientes troquem de fornecedor, empresas de atacado podem utilizar o marketing de conteúdo como uma ferramenta de fidelização. Neste caso, ao invés de entrar em uma briga por preço, o atacadista pode oferecer o conteúdo como um diferencial extra para atrair e manter clientes.
Entre uma distribuidora que oferece dicas e informações relevantes sobre seu mercado e outra que não oferece conteúdos nesse sentido, qual você acha que o cliente estará mais inclinado a ser fiel?
Por exemplo:
Se uma empresa atacadista do setor de peças automotivas vende para mecânicas de pequeno porte, pode criar conteúdo para ajudar os clientes a enfrentarem os desafios desse mercado – como dicas e orientações práticas sobre como gerenciar a oficina, táticas de vendas, de atendimento ao cliente etc. Assim, mais do que produtos e serviços, o atacadista estará oferecendo apoio educacional para seus clientes.
4) Influência nas demandas dos clientes finais
Mesmo que a empresa de atacado não venda diretamente para o público consumidor, o marketing de conteúdo ajuda a ampliar o alcance da marca, despertando desejo de compra e curiosidade nos clientes finais. Essa demanda dos consumidores, por sua vez, influencia a decisão de compra das empresas que vendem tais produtos.
Por exemplo:
Digamos que uma distribuidora de bebidas desenvolva conteúdos especializados sobre determinados tipos de vinhos, recomendando algumas marcas (com as quais ela trabalha). Quando o consumidor final pesquisar sobre essas bebidas, encontrará as informações deste atacadista. Como resultado, procurará os produtos em seu mercado local.
Resumindo:
O marketing de conteúdo para empresas atacadistas
pode ser utilizado não só como estratégia de comunicação,
mas também como ferramenta de diferenciação no mercado
e fidelização de clientes no longo prazo.
Nos próximos artigos dessa série, falaremos sobre:
- Como utilizar o marketing de conteúdo para aprimorar seus processos e resultados de vendas.
- Como o marketing de conteúdo no atacado pode ajudar a fortalecer o relacionamento com os clientes.
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