Gazin Atacado: uma estrutura completa de conteúdo para capacitar clientes
Diversos estudos revelam que o varejo carece de treinamento e capacitação. O relatório O Panorama do Treinamento no Brasil 2017 – 2018, por exemplo, aponta que negócios do setor de comércio são os que menos investem na capacitação de suas equipes. Uma pesquisa global identificou que menos da metade dos profissionais do varejo (45%) recebe treinamento on-line […]
Diversos estudos revelam que o varejo carece de treinamento e capacitação.
- O relatório O Panorama do Treinamento no Brasil 2017 – 2018, por exemplo, aponta que negócios do setor de comércio são os que menos investem na capacitação de suas equipes.
- Uma pesquisa global identificou que menos da metade dos profissionais do varejo (45%) recebe treinamento on-line ou misto (que combina aulas on-line e presenciais). Além disso, apenas 11% afirmaram ter feito só treinamentos presenciais.
- E 32% dos profissionais do varejo entrevistados neste levantamento disseram não ter recebido nenhum tipo de treinamento.
Diante deste cenário, a Gazin Atacado, uma das maiores atacadistas do Brasil, resolveu assumir a responsabilidade de ajudar seus clientes a mudar esse panorama. Como? Oferecendo conteúdo qualificado para que eles possam se desenvolver e, assim, melhorar os resultados de seus negócios.
“O nosso sucesso depende do sucesso dos nossos clientes. É uma questão de sobrevivência”, explica Wesley Alves, gestor de marketing da Gazin Atacado.
Alves destaca que uma pesquisa informal feita com os clientes (comerciantes) revelou à Gazin que as principais dificuldades dos lojistas estavam relacionadas à gestão do empreendimento. “Nossos clientes são empreendedores por instinto, a maioria deles não tem formação acadêmica. Notamos que eles não sabiam responder questões básicas de administração”, comenta.
Segundo Alves, ao conseguir fazer uma gestão mais eficiente, os lojistas não apenas passam a vender mais, como também se tornam mais competitivos, fazendo frente com as grandes redes de varejo. Como consequência, aponta o gestor, acabam comprando mais da Gazin Atacado.
“Conseguimos fidelizar nossos clientes através desse trabalho. A gente os ajuda a vender mais e eles se lembram da nossa empresa no momento de repor produtos. Então, de certa forma, nossa marca está na mente do cliente o tempo todo através do conteúdo – não procuramos ele apenas na hora de vender”, salienta.
Estrutura de conteúdo Gazin Atacado
Para ajudar seus clientes a evoluírem, a Gazin Atacado, em parceria com a Handmade Content, investiu na criação de uma série de estratégias de marketing de conteúdo. O objetivo é oferecer informações relevantes para os lojistas, mostrando como eles podem potencializar seus resultados por meio da profissionalização da gestão do negócio.
Hoje, a empresa conta com diferentes plataformas e serviços de conteúdo em que os lojistas podem adquirir mais conhecimento sobre:
- Tendências do mercado
- Comportamento do consumidor
- Gestão
- Vendas
- Negociação
- Marketing
- Inovação
- E-commerce
- E muito mais!
Conheça a seguir os canais de conteúdo da Gazin Atacado, que a Handmade Content tem o prazer de gerenciar.
Blog do Varejo
O Blog do Varejo é a base do trabalho de marketing de conteúdo da Gazin Atacado. Todos os materiais produzidos pela Handmade Content neste projeto estão lá.
Semanalmente, publicamos artigos, vídeos, apresentações de slides, áudios, e-books e infográficos pensados especialmente para os mais de mil visitantes que o blog recebe diariamente.
Os conteúdos servem para o autodesenvolvimento do gestor da loja e também como material de apoio para programas de treinamento de vendedores.
Blog da Hotelaria
Além de varejistas, a Gazin Atacado também atende empresas do setor hoteleiro. Pensando em oferecer a estes clientes o mesmo apoio dado aos lojistas, desenvolvemos em parceria o Blog da Hotelaria – que está hospedado no mesmo endereço do Blog do Varejo.
No Blog da Hotelaria, as dicas publicadas têm o foco de ajudar gestores e profissionais que atuam em pequenos e médios hotéis e pousadas.
Gazin Atacado TV
A Handmade Content também produz conteúdo em vídeo para a Gazin Atacado.
No canal da empresa no YouTube, publicamos entrevistas com especialistas em diversas áreas, coberturas de eventos relacionados ao varejo, dicas práticas para quem quer vender mais e melhor, tutoriais e informações sobre os serviços Gazin, novidades sobre produtos, e assim por diante.
E-books e Guias
Os e-books e guias produzidos pela Handmade Content para o projeto de marketing de conteúdo da Gazin Atacado reúnem dicas e informações sobre determinados assuntos de maneira mais aprofundada e prática. O objetivo é que os lojistas façam o download desses materiais e os utilizem nos treinamentos de suas equipes comerciais.
Newsletter
Tanto o Blog do Varejo quanto o Blog da Hotelaria possuem newsletters quinzenais (que são enviadas alternadamente). Nelas, os profissionais cadastrados recebem um resumo das publicações dos blogs direto em seus e-mails. Além disso, esse é um importante canal em que a Gazin realiza pesquisas com os clientes para entender melhor suas necessidades e, assim, poder produzir conteúdo altamente alinhado à realidade de quem nos lê.
Facebook e LinkedIn
A Gazin Atacado também utiliza o conteúdo para marcar presença nas redes sociais mais relevantes para o seu público. Atualmente, os conteúdos produzidos em canais próprios – Blogs, YouTube, guias e revistas – são compartilhados no Facebook e LinkedIn, onde a marca também interage com prospects e clientes.
Revista do Varejo e Catálogo Gazin
O Catálogo Gazin é uma publicação bimestral. Além de trazer ofertas, ele reúne reportagens com dicas e informações sazonais de mercado. Nestes conteúdos, também produzidos pela Handmade, abordamos temas como “dicas para vender mais no Dia das Mães”, “como decorar sua loja para a época de São João” etc.
Já a Revista do Varejo é uma publicação bianual. Focada em conteúdos mais aprofundados, ela reúne entrevistas com especialista, reportagens importantes sobre tendências e gestão no varejo, destaques do Blog do Varejo e muito mais.
As duas revistas são impressas e distribuídas entre os clientes da Gazin Atacado.
Academia do Varejo
Academia do Varejo é a plataforma de cursos online gratuitos da Gazin Atacado. Por meio dela, a empresa oferece treinamentos sobre gestão no varejo, vendas e também sobre produtos. Os lojistas podem fazer os cursos oferecidos pela Academia do Varejo pelo computador e/ou celular, recebem certificados e concorrem a premiações de acordo com os pontos que ganham durante as aulas.
Resultados alcançados
Além do crescimento da empresa – que é impulsionado pelo sucesso dos clientes – e dos números absolutos de todos os canais em que a Gazin Atacado atua produzindo conteúdo, muitos clientes entram em contato para contar que as informações e dicas dos canais de conteúdo da Gazin os ajudam a vender mais.
“Sempre recebemos retornos e agradecimentos dizendo que o conteúdo está sendo útil. Muitas vezes, até dos nossos próprios vendedores! Afinal, eles utilizam as informações para se aproximar ainda mais dos clientes, enviando dicas via WhatsApp ou e-mail”, comenta Wesley Alves, gestor de marketing da Gazin Atacado.
Natasha Schiebel, editora de conteúdo da Handmade conta que ao longo dos anos foi possível perceber a evolução da estratégia de conteúdo da Gazin Atacado.
“No primeiro ano do Blog, por exemplo, tínhamos uma audiência mensal de cerca de 3.700 visitantes. Atualmente, alcançamos a média de 30 mil visitantes por mês – um crescimento de quase 700%. E esse crescimento foi percebido não apenas no aumento do volume das visitas, mas também na qualidade da audiência: saímos de uma taxa de rejeição de 70% para atuais 30%”, salienta.
Grande parte dessas visitas vem de pesquisas no Google. E esse é outro fator que demonstra o crescimento da relevância do conteúdo da Gazin Atacado: a marca tem presença nos primeiros lugares das principais buscas relacionadas às dúvidas dos varejistas.
A editora ressalta ainda que o Blog começou abordando dicas simples e, hoje, a empresa conta com uma estrutura completa que aborda desde temas mais básicos até assuntos complexos e tendências de mercado – tais como inteligência artificial e realidade virtual.
“Mesmo que essas ferramentas ainda não estejam acessíveis para os pequenos varejistas, o fato de eles saberem mais sobre esses temas os ajuda a estarem mais preparados para o futuro, garantindo uma vantagem competitiva importante. Abordando temas complexos e profundos, mas com uma linguagem fácil de compreender, nosso objetivo nessa parceria com a Gazin Atacado é transformar os lojistas em verdadeiros especialistas em varejo e consumo”, indica.
Próximos passos
A Handmade Content é responsável por criar e divulgar todo o conteúdo publicado nos canais da Gazin Atacado. Há quatro anos somos parceiros dessa empresa que continuamente investe na criação e no desenvolvimento de conteúdo e de ferramentas que contribuem para a capacitação de seus clientes.
Nesse sentido, o mais recente projeto da Gazin Atacado em parceria com a Handmade Content é o Data Varejo, instituto de pesquisas e tendências sobre o pequeno e médio varejo brasileiro. Esse projeto tem o objetivo de ajudar os lojistas a entenderem e acompanharem as principais mudanças que acontecem no mercado.
Por meio de pesquisas focadas no mercado nacional, o Data Varejo pretende entender a realidade dos lojistas nacionais, identificando seus desafios e dificuldades. A partir dos dados coletados, serão compartilhados exemplos de sucesso e informações práticas sobre o que está acontecendo de novo e relevante no varejo de pequeno e médio porte.