Handmade Content

Errado é não errar

Publicado em 5 de junho de 2019
Por:

Tom

Schiebel

Tom Schiebel, jornalista da Handmade Content, participou da mais recente edição do Smart Fail (evento realizado pela Aldeia). Saiba como foi!

Por natureza, o ser humano é obcecado pelo sucesso. Alguns podem deixar isso mais claro, outros podem tentar esconder, mas a verdade é que a procura pela realização profissional, pela sensação de que o que fazemos na vida é algo bom, bem feito, faz parte do dia a dia de (quase) todos nós.

O problema é que o caminho para atingirmos nossos objetivos nem sempre é fácil. Aliás, o caminho é justamente o grande obstáculo para chegarmos aonde desejamos.

Alguns desistem logo na primeira barreira que encontram, outros na segunda, e assim por diante. Existem ainda aqueles que acreditam que, nessa jornada, errar não é permitido, e tendem a crer que erros são sinais de que as coisas não vão dar certo.

Porém, por mais clichê que seja o ditado “errar é humano” – aliás, existe algum ditado que não seja clichê?! –, ele é verdadeiro. E todos nós vamos errar até atingirmos aquilo que buscamos.

E, advinha só, continuaremos errando também quando “chegarmos lá”!

É assim que a vida funciona.

Nós convivemos com escolhas diariamente, e escolhas, em muitas ocasiões, levam a erros. Cabe a nós aprendermos com esses erros para que eles não se repitam no futuro.

Esta, aliás, é uma das principais mensagens do SMART FAIL – Um erro pode ser tudo o que você precisa –, evento realizado e promovido pela Aldeia em Curitiba (PR).

O Smart Fail

No SMART FAIL, os palestrantes têm cerca de cinco minutos para compartilhar com o público como os erros que cometeram ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais os ajudaram a chegar aonde estão.

Eu participei da última edição do Smart Fail, que aconteceu na semana passada, no Teatro Ebanx Regina Vogue, e posso dizer que os oito convidados divertiram, inspiraram e emocionaram o público com suas histórias. Aliás, a parte mais bacana é esta: conhecer rapidamente os palestrantes e ainda assim conseguir se identificar – e se conectar – com eles e com suas histórias.

Por mais que você atue em uma área de mercado totalmente diferente das apresentadas no palco, e que tenha um background oposto ao dos palestrantes, você consegue perceber que erros acontecem na vida de todos. E que é possível – e necessário – aprender com eles.

No evento, conhecemos histórias das mais variadas…

– Teve o cara que obteve sucesso cedo criando carteiras de bolso e não soube o que fazer com o dinheiro;

– A menina que sonhava em ajudar os mais necessitados e mudar o mundo, mas que viu que antes ela precisava se ajudar para alcançar sua meta; 

– O jovem que ganhou muita grana produzindo festas, mas perdeu tudo com drogas e álcool e recomeçou outra vez;

– A mulher em que criou um local onde outras mulheres pudessem compartilhar suas experiências de vida e se ajudarem, mas o negócio tomou uma proporção tão grande que ela se viu sem condições de tomar de conta de tudo sozinha.

Estas – e as demais histórias – deixaram uma lição muito clara: o único e verdadeiro erro é não errar. Não tentar, não ir atrás do que você deseja.

Mariana Gebran Beduschi, uma das palestrantes, citou uma frase que representa muito bem a mensagem do SMART FAIL:

“Respeite seu tempo e confie no processo. Quando as nossas falhas deixarem de nos trazer medo e passarem a nos trazer inspiração, nenhuma experiência na nossa vida será perdida e nada irá nos parar.”

E aí, você está pronto para começar a errar?

Leia também!

– 11 passos para transformar sua participação em eventos em aprendizado perene
– Como criar conteúdo de qualidade e inovador de forma consistente
– Você já se perguntou “por quê?” hoje?

crie conteúdos únicos e marcantes para seus clientes.

Fale Conosco
Compartilhe este artigo:

CONTEÚDO

Acompanhe nosso blog

receba novidades | assine nossa newsletter

[contact-form-7 id="1208" title="newsletter"]

Fale conosco