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E se sua empresa pudesse contar com correspondentes internacionais trazendo novidades e tendências?

Publicado em 16 de setembro de 2019
Por:

João

Guilherme Brotto

Nós temos uma característica bem particular em nosso negócio. Somos uma empresa brasileira, voltada ao mercado brasileiro, mas que não tem sede fixa no Brasil. 

Começamos a viver como nômades digitais em 2010 – ainda que na época isso não fosse tão disseminado como é hoje. Éramos dois jornalistas latino-americanos recém-formados, sem dinheiro no bolso e querendo melhorar o inglês em Londres enquanto iniciávamos uma carreira de freelancers, sem saber muito aonde aquilo nos levaria.

De lá pra cá, moramos em quatro países por períodos maiores que um ano e visitamos algumas outras dezenas em viagens que variavam de uma semana a dois meses.

A gente – eu e a Natasha (esposa/sócia) – sempre gostou da ideia de morar em países diferentes de tempos em tempos. Bem por isso, desde então temos trabalhado para construir uma empresa que seja capaz de nos proporcionar viver dessa forma ao mesmo tempo em que funciona para os nossos clientes, não importa onde estejamos. 

Como jornalistas, para nós é um privilégio levar uma vida que nos permite estar em contato com diferentes histórias, culturas, contextos e experiências diariamente. É o tipo de coisa que agrega ao exercício da profissão e à criatividade de uma forma difícil de explicar. 

Mais do que isso, procurarmos criar produtos e serviços que só podem existir porque temos braços no Brasil, na Europa e na Ásia, e estamos sempre viajando.

Importante dizer que sobre o contato com clientes pouco muda, pois trocas de e-mails são constantes, reuniões periódicas são feitas normalmente por videoconferência e, pelo menos durante um mês por ano, estamos no Brasil para encontros presenciais. 

Em frente à sede da Der Spiegel, uma das revistas de notícia semanais mais importantes da Europa – Hamburgo/set18

Criando uma vantagem competitiva por trabalhar remotamente

Muito em razão de trabalharmos desde o início de nossas carreiras com o Jornalismo de negócios, cobrir eventos é uma rotina que nos acompanha há mais de 10 anos. Eu até já dei umas dicas aqui sobre como transformar sua participação em eventos em aprendizado perene.

Esse trabalho começou no Brasil, mas com o passar dos anos participamos de dezenas de congressos nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha, na Espanha, na Itália e na Holanda. Além disso, uma profissional da nossa equipe, que atualmente mora em Tóquio, já fez o mesmo lá na terra do sol nascente.

Nestes eventos fomos percebendo que, muitas vezes, somos os únicos brasileiros. Na maioria das vezes, ao menos, os únicos jornalistas brasileiros, o que nos coloca numa posição única de poder gerar conteúdos de alto valor e com exclusividade.

E é bem por isso que passamos a nos dedicar a criar soluções criativas de conteúdo para empresas a partir de nossas vivências.

Entrevistando um palestrante internacional em um evento de varejo em São Paulo

O que jornalistas podem gerar para uma empresa a partir da cobertura de eventos?

As coberturas que fazemos geram grandes reportagens, vídeo-reportagens, estudos de caso, relatórios de tendências, podcasts e até palestras e treinamentos. Veja esses projetos que criamos:

1 – Conteúdo multimídia sobre análise de tendências e cases reais

No Sebrae Trends, projeto que criamos para o Sebrae-PR, produzíamos conteúdos sobre tendências para PMEs a partir de eventos e de investigações que fazíamos em várias cidades na Europa e na Ásia. 

Assista a uma entrevista com uma especialista em coolhunting e faça o download de um guia prático sobre análise de tendências

2 – Artigos diversos para o Blog do Varejo

É um blog de uma empresa atacadista voltado ao pequeno e médio varejo, que está no ar há cinco anos e que recebe milhares de acessos por dia. O projeto é concebido e executado por nós. 

Saiba mais sobre o case

3 – Reportagens especiais para revistas impressas

Na VendaMais, revista voltada a gestores comerciais de que fomos Gestores de Conteúdo por cinco anos, publicamos diversas coberturas de eventos internacionais e outras reportagens relacionadas a descobertas ligadas a tendências. 

4 – Palestras para times de Marketing e Comunicação

O que apuramos nos eventos é transformado em palestras sobre tendências, conteúdo e inovação. 

correspondentes internacionais
No fim da palestra ao pessoal do Grupo Marista.

Sua empresa também pode contar com correspondentes internacionais 

Em todos esses formatos de conteúdo nos preocupamos não apenas em contar o que vimos, mas em provocar insights, trazer reflexões e exemplos dentro da realidade do público-alvo.

Atualmente, estamos trabalhando na criação de novos projetos editoriais para dar continuidade a esse trabalho de transformar a cobertura de eventos internacionais em produtos de conteúdo.

Se você acha interessante a ideia de poder contar com uma equipe de correspondentes internacionais para a sua empresa, entre em contato. 

Esse trabalho não é obrigatoriamente ligado a eventos. Se, por exemplo, você tem interesse em saber como é um determinado mercado em um país ou cidade, nós podemos fazer esse estudo in loco. Vamos pesquisar, documentar, criar planejamentos, reports, palestras, treinamentos ou algo diferente que se encaixe em sua necessidade.  

Nossa ideia é ser o olhar de sua empresa em grandes centros de tendências e de ideias mundo afora. 

Vamos construir isso juntos? 

crie conteúdos únicos e marcantes para seus clientes.

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