Seis lições sobre como as marcas podem engajar o público nas redes sociais que aprendemos com o Twitter no ad:tech Tokyo
Publicado em 11 de dezembro de 2019Francine
Pereira
“Comunicação é mais importante que consumo de conteúdo”. É assim que Pedro Porto e Shohei Hashimoto, do Twitter Next, iniciaram sua apresentação no 11º ad:tech Tokyo 2019, evento que aconteceu no final de novembro, na capital japonesa.
Na palestra Influencing Culture: The Participation Playbook, os especialistas falaram sobre como as empresas podem acompanhar os movimentos em torno de seus públicos nas redes sociais e como direcionar o conteúdo digital nesse sentido, gerando conversas e momentos culturais importantes para fortalecer a marca.
Ou seja, como se destacar em meio ao “barulho” das redes sociais e efetivamente participar do diálogo com os consumidores nessas plataformas.
Pelo segundo ano consecutivo, fomos cobrir o evento e hoje vamos listar alguns dos principais destaques desta palestra.
Apesar de se referir à atuação das marcas no Twitter, os ensinamentos também trazem lições importantes para qualquer ação de marketing na web e oferecem insights especialmente interessantes sobre como fortalecer o relacionamento com os clientes por meio de conteúdo online.
Vamos lá?
Como gerar conversas com os consumidores
através do conteúdo online
📲 A cada segundo, cerca de 8 mil tweets são enviados no Twitter.
📸 Nesse mesmo tempo, por volta de 950 fotos são publicadas no Instagram.
👍 Já no Facebook, a cada 60 segundos, 293 mil atualizações são postadas.
Considerando que os internautas brasileiros passam uma média de 3 horas e 45 minutos por dia nas redes sociais, essa imensa quantidade de dados e informações disponibilizadas a cada rolagem da tela resulta em um cenário desafiador tanto para os usuários quanto para as marcas que querem alcançar seus públicos nessas plataformas.
Por um lado, as pessoas se sentem sobrecarregadas e precisam ampliar seu filtro de atenção a cada update de suas timelines. Por outro, as empresas têm cada vez mais dificuldade em se destacar nesse oceano de publicações aleatórias e fazer com que seu conteúdo efetivamente chegue ao seu público.
Uma coisa é certa: não dá mais para achar que apenas ter um perfil nas mídias sociais e publicar conteúdo por lá é o suficiente para se conectar e engajar seus consumidores.
Para efetivamente participar da vida online do seu público nas redes sociais é crucial acompanhar os movimentos culturais que influenciam as ações das pessoas nesse ambiente. Como Pedro Porto, diretor do Twitter Next América Latina ressalta:
“Participação é algo muito
importante para se deixar ao acaso.”
Então, as estratégias de conteúdo nas redes sociais precisam levar em conta:
➔ Como fazer os consumidores pararem de rolar suas telas e prestarem atenção no que sua empresa tem a dizer?
➔ Como garantir que seu conteúdo realmente gere conversas e momentos importantes nas redes sociais que irão fortalecer sua marca e o relacionamento com os clientes?
É sobre isso que os profissionais do Twitter Next debateram em sua palestra no ad:tech Tokyo 2019. Segundo os especialistas, existem seis pilares fundamentais para que as marcas possam gerar conversas com o público nas redes sociais e participar ativamente dos movimentos culturais nessas plataformas.
São eles:
1) Comunicação é mais importante que consumo de conteúdo
Para verdadeiramente se destacar nas redes sociais, “apenas” publicar conteúdo não é o suficiente, é preciso gerar conversas. De nada adianta ter mil visualizações em um post se ele não impulsionar nenhum tipo de ação, diálogo ou onda de compartilhamentos. Tornar uma publicação um canal de comunicação deve ser a missão das marcas nas redes sociais.
Como fazer isso? Publicando conteúdo que ajude seus públicos a se expressarem.
“Dê à sua audiência uma maneira mais
efetiva de eles dizerem algo”, explica Porto.
Nesse sentido, o executivo destaca que é possível utilizar três tipos de conteúdo:
🥰 Conteúdo emocional: que mostra que sua marca entende como seu público se sente; que ajude seu público a manifestar determinada sensação ou emoção.
😎 Conteúdo de identidade: que mostra ao seu público que a sua marca sabe quem eles são; que dê a oportunidade de eles comunicarem algo sobre suas personalidades.
🧐 Conteúdo informativo: que mostra que sua empresa tem conhecimento sobre algo, que tem informações exclusivas; que os ajude a ficarem mais informados e por dentro de novidades.
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2) Ouça ativamente seus públicos
Para saber o que falar, antes de tudo, é fundamental aprender a ouvir. “Escute atentamente para conhecer melhor seu público e procure além dos lugares mais óbvios”, frisa o diretor do Twitter Next.
O executivo destacou que esse não deve ser um trabalho deixado para o estagiário. Escutar o que seu público está dizendo e devidamente analisar essas informações pode gerar insights e oportunidades extremamente relevantes para a empresa – e precisa ser levado a sério.
Então, não basta apenas identificar o que é #trending, deve-se escutar:
✔︎ As conversas do seu público (sobre seus comportamentos, preferências, sentimentos, frustrações etc.);
✔︎ As conversas em torno de sua marca (sobre seus produtos e serviços, sobre as impressões dos seus clientes);
✔︎ E as conversas sobre seu mercado (sobre tendências, mudanças e até sobre os concorrentes).
“Cada oportunidade encontrada nessa análise pode gerar um novo produto, um novo serviço e até mesmo um novo negócio”, salienta Porto.
3) Fale a língua dos usuários nas redes sociais
Quer fazer sua marca ser ouvida nas redes sociais e gerar ondas de conversas e compartilhamentos nessa plataforma? Então, evite se posicionar de forma muito institucional ou como se estivesse dando uma coletiva de imprensa.
É preciso entender que as redes sociais, em sua essência, nasceram como ambientes onde as pessoas podem se expressar e se comunicar. Para uma marca gerar engajamento nessas mídias, precisa se posicionar e agir de forma mais humana – e menos “corporativa”. Na prática, isso significa usar a mesma linguagem que seu público utiliza nessas redes.
Mas, cuidado: não vá apenas adicionando hashtags, emojis e usando memes de maneira aleatória. Tão importante quando falar a língua dos seus consumidores na internet, é também encontrar a voz da sua marca e usá-la de maneira consistente e que faça sentido para o seu público e para sua imagem.
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4) Lembre-se: ninguém se importa
Ai, essa doeu! 🥺 Mas a verdade nua e crua é que, sim, seu público não está nas redes sociais por causa da sua empresa. O relatório Meaningful Brands, desenvolvido pela agência Havas, indica que 77% das marcas poderiam desaparecer e as pessoas nem se importariam.
Então, é a sua marca que precisa achar um jeito de se conectar com seus clientes nessas plataformas e engajá-los por meio de conteúdo que seja relevante e interessante para eles.
Aliás, de acordo com os executivos do Twitter durante a palestra em Tóquio, este é o segredo para se destacar e fazer as pessoas realmente escutarem o que sua empresa tem a dizer nas redes sociais.
“Ofereça propósito e crie algo significativo para fazer com que as pessoas se engajem e se importem”, destaca Shohei Hashimoto, gerente de Estratégia de Marca no Twitter Next.
Portanto, quando estiver desenvolvendo estratégias de comunicação nas redes sociais tenha em mente que “ninguém está nem aí” e analise:
✔︎ Esse conteúdo vai fazer as pessoas pararem de rolar suas timelines?
✔︎ É algo com o qual elas de fato se importam?
✔︎ Como fazer com que as pessoas se engajem nesse tema?
5) Pense em pequenos contextos específicos para atingir grandes audiências
Atingir os trending topics e tornar sua campanha viral nas redes sociais é o sonho de qualquer marca. No entanto, para conseguir com que um grande número de usuários se engaje em seu conteúdo nessas plataformas, é preciso mirar em públicos específicos.
Se o que tiver em mente é apenas “viralizar”, buscando atingir o máximo número possível de pessoas, corre o risco de se posicionar de maneira genérica e sem personalidade – produzindo efeito contrário.
Gerar engajamento nas redes sociais exige tempo e dedicação. É preciso criar credibilidade e, aos poucos, construir uma comunidade de usuários fiéis que agirão como propulsores do seu conteúdo – produzindo um efeito cascata que, assim, fará seu conteúdo atingir grandes audiências por meio da participação ativa dos usuários dessa plataforma.
Ou seja, antes de pensar em “viralizar”, saiba que é preciso atingir um público específico e conquistar a confiança dessa audiência por meio de conteúdo relevante e significativo. Afinal, um conteúdo só se torna viral se os próprios usuários forem os mobilizadores de tal conteúdo.
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6) Vá além das primeiras impressões
Por fim, outro importante pilar para construir uma comunicação realmente efetiva com seu público nas redes sociais diz respeito a forma como se mede o sucesso de suas campanhas nessas plataformas.
Nesse sentido, é preciso ir além de estatísticas que, muitas vezes, não dizem nada em relação à qualidade do relacionamento da marca com seus clientes na web. “O que é fácil de contar nem sempre vale a pena ser contado”, alertam os executivos do Twitter na palestra do ad:tech Tokyo.
Para entender verdadeiramente o valor do conteúdo nas redes sociais, as marcas precisam ir além do número de likes e visualizações. É fundamental avaliar questões mais significativas, que realmente impactam na credibilidade da empresa e nos resultados do negócio.
➔ Muitas vezes, é a interação individual com apenas um usuário específico que vai gerar conversas e compartilhamentos relacionados à sua marca.
➔ Ou a resposta a um comentário isolado que vai convencer os consumidores de que vale à pena comprar e ser fiel à sua empresa.
Entender como esses detalhes na comunicação com os usuários nas redes sociais funcionam vai ajudá-lo a direcionar melhor o posicionamento da sua marca nessas plataformas, aumentando as chances de gerar mais engajamento e participação.
Então, recapitulando, os seis pilares fundamentais para gerar conteúdo engajador nas redes sociais são:
👩💻 Comunicação é mais importante que consumo de conteúdo.
🕵️♀️ Ouça ativamente seus públicos.
🐶 Fale a língua dos usuários nas redes sociais.
🤷♂️ Lembre-se: ninguém se importa.
🎯 Pense em pequenos contextos específicos para atingir grandes audiências.
🤔 Vá além das primeiras impressões.
Se quiser aprender mais sobre essas lições, pode conferir o relatório The Participation Playbook, desenvolvido pelo Twitter e pela agência Contagious, e no qual a palestra dos executivos do Twitter no evento do Japão foi baseada. ☞ Veja aqui.
E ainda, se quiser conferir a nossa cobertura do ad:tech 2018, acesse o artigo: “O conteúdo concierge e um novo olhar sobre a jornada do consumidor“.
Até mais 👋