Handmade Content

A corrida espacial e a inovação nas estratégias de marketing conteúdo

Publicado em 21 de agosto de 2018
Por:

Francine

Pereira

Saiba o que a corrida espacial tem a ver com a inovação, entenda a importância de acompanhar as mudanças para se manter relevante e confira como estamos conduzindo a inovação nas estratégias de marketing conteúdo

Em uma entrevista ao podcast The Habitat, Roger D. Launius, ex-historiador chefe da NASA e especialista em história espacial, falou sobre o contexto histórico que contribuiu para que o homem chegasse à Lua.

Ele explicou que um dos principais motivadores por trás desse evento que marcou “um grande salto para humanidade” foi o clima de apreensão e competição internacional causado pela Guerra Fria. Os EUA precisavam chegar lá antes da União Soviética – que, em 1957, já havia ultrapassado a NASA na corrida espacial com o lançamento do Sputnik, o primeiro satélite artificial do mundo.  

A corrida da inovação

Vivemos em um momento histórico totalmente diferente e sua empresa não está tentando explorar nenhum corpo celeste. No entanto, esse contexto da corrida espacial oferece um insight interessante sobre a necessidade de inovação nas organizações:

Se o objetivo da NASA era chegar na lua antes da União Soviética e enviar uma mensagem de liderança global, o propósito da sua empresa ao desenvolver uma cultura de inovação é chegar antes dos concorrentes e fortalecer seu posicionamento no mercado.

Seja qual for o seu segmento,atuar no contexto atual, sem se preocupar em acompanhar as transformações do mercado, é impensável. E não estamos apenas falando de mudanças drásticas. Pequenas mudanças na forma de gerenciar sua empresa, sua equipe e de se comunicar com os clientes podem representar um grande salto para o fortalecimento da sua marca.

Na corrida da inovação, ganha não quem inova mais e de maneira mais impactante, mas sim quem faz da inovação parte da sua gestão diária. Ter uma cultura voltada à inovação é o fator mais importante para garantir que sua empresa continue relevante no futuro.

inovação nas estratégias de marketing conteúdo

Em entrevista exclusiva ao Sebrae Trends, projeto desenvolvido pela Handmade Content para o Sebrae-PR, Camila Durlacher, Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da 3M do Brasil, falou sobre a a importância de uma gestão focada na inovação.

“Inovação não é um modismo! Inovação sempre existiu na história da humanidade. Desde a roda! Talvez não tivesse esse nome, nem esse glamour, mas sempre foi importante. As pessoas precisam pensar em inovação e em como manter o seu negócio vivo. Não quer usar a palavra inovação? Tudo bem, mas pense na perenidade do seu negócio.”

Aprenda mais lições de inovação com a 3M assistindo ao vídeo abaixo:

Leia também: 10 passos para desenvolver uma cultura de inovação em sua empresa

Nossa visão sobre inovação nas estratégias de marketing de conteúdo

Aqui na Handmade Content nós temos percebido na prática a importância de acompanhar as transformações do mercado e dos clientes e adaptar nossos processos às demandas atuais. Os exemplos abaixo são prova disso.

– Sabendo da importância de as empresas conhecerem as movimentações de seus mercados para se manterem relevantes, utilizamos o marketing de conteúdo para ajudar nossos clientes a entenderem e acompanharem as principais tendências de seus segmentos e públicos.

LeiaComo as tendências de consumo se relacionam com o marketing de conteúdo

– Entendendo que para conquistar o consumidor atual as empresas precisam ir além do foco comercial, aplicamos uma estratégia de conteúdo focada em construir um relacionamento mais próximo e duradouro com os diferentes públicos, nas diferentes fases do funil.

Leia: Por que sua empresa precisa pensar e agir além do funil de vendas

– Compreendendo a relevância do posicionamento das marcas na decisão de compra dos clientes, desenvolvemos conteúdos que não apenas informam, mas que também ajudam os consumidores a conhecerem melhor as empresas e seus processos/produtos/serviços e que facilitam a jornada de compra.

Leia: A experiência do cliente e o marketing de conteúdo

– Cientes da transformação pela qual o mercado editorial vem passando, investimos na criação de conteúdo multimídia e segmentado, divulgando informações úteis e relevantes para públicos específicos em diferentes canais. Acompanhamos as mudanças causadas pelas tecnologias digitais, sem deixar de lado os fundamentos básicos do bom jornalismo.

→ Leia: A arte de fazer revistas e um olhar sobre o futuro do jornalismo impresso

Em resumo, analisando o cenário atual, percebemos que o marketing de conteúdo é muito mais do que uma estratégia de comunicação isolada, e pode oferecer benefícios e vantagens competitivas para as empresas que desejam continuar relevantes.

Estamos constantemente avaliando e adaptando nossa forma de pensar e desenvolver conteúdo, sempre com foco em gerar valor para nossos clientes.

E é disso que se trata a inovação, não é mesmo?

Não é apenas sobre ser e fazer diferente, é sobre resolver problemas e trazer benefícios para seu público!

E lembre-se da corrida espacial: se sua empresa não agir para inovar e acompanhar as demandas atuais, é certo que seus concorrentes irão!

Quer saber mais sobre a importância de inovar e entender como o marketing de conteúdo pode ajudar sua organização a sair na frente dos concorrentes? Entre em contato conosco!

crie conteúdos únicos e marcantes para seus clientes.

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